Home                 Website Oficial Alda Inacio Psicologia    Ensaio                       








Os heróis da enchente no Sul 2024

Imagem símbolo da enchente em Porto Alegre

Foram tantos heróis e se tivéssemos que estender as mãos para abraçar um por um não seria possível, foram muitos paisanos, civis, militares, bombeiros e os inundados sobreviventes também foram heróis. Eles se deixaram ajudar calmamente, gentilmente e se houve alguma desordem foi por culpa do estado emocional de cada um. Afinal somos um povo só de um Brasil unido, um povo único dentro de um país deste tamanho.

Aquele pedaço de Porto Alegre mais inundado, zona norte da cidade, guarda a origem da minha família quando chegou do Uruguai no começo do século passado, lá por volta de 1920. O bairro que hoje se chama Humaitá tem um pedacinho do passado guardado no coração da cidade e se chamava Vila Ferroviária. Foi ali que minha vó se instalou com seus filhos e depois chegaram os netos e o bairro Humaitá foi crescendo encostado no bairro Navegantes de maneira que parecia um só naquele canto da cidade.

Os heróis das cheias do Guaíba salvaram vidas humanas e dos animais. Mais de 2 mil cachorros e gatos. Eles são anônimos e formaram um conjunto de salva-vidas que ficarão escritos nos livros de Deus nos céus e inscritos nos nossos corações. Sem palavras para agradecer tudo que vi acontecer de bom, de pessoas boas naquele lugar. Deus proteja vocês valentes heróis. A vida passa, tudo voltará ao normal e Porto Alegre jamais será a mesma. Os sobreviventes terão um pedaço de alegria nessa desgraça que se abateu sobre eles, a lembrança de brasileiros de todos os cantos do país que vieram para o sul ajudar outros brasileiros por um único motivo: amor à vida.

Com carinho imenso, Alda inácio.




























   

Webmaster: "Inacio,Alda" - Host: "Hotel da Web"