Home            Dicas para quem quer sair do Brasil

Viver na Europa com segurança, opinião de quem lá viveu 14 anos



Dia 03/07/2023 a BBC fez uma reportagem sobre a desilusão das pessoas que migraram para Portugal, Bélgica, Espanha e Irlanda e mostraram o resultado sobre o qual os brasileiros tomaram a decisão de voltar ao Brasil. 

Vou explicar aqui onde os brasileiros estão errando ao tomar a decisão de sair do país, antes porém quero deixar claro que as minhas experiências foram de 14 anos vividos vida na Europa. Então posso afirmar que o meu relato aqui é verdadeiro e por experiência própria.

Onde está o primeiro erro ao pensar em sair do Brasil.

Ao pesquisar sobre viver em qualquer país da Europa verifique o que significa "ter papéis e não ter papéis". Além de verificar, tenha em mente que este ponto é o principal e, sobre ele, você vai pesar todos os perigos, consequências e modo de sobreviver seja em que país for.

O que significa ter papéis? Significa ter documentos que permitam que você fique morando no país além dos 3 meses permitidos.

Como obter papéis para regularizar sua situação de permanência na Europa?

As possibilidades são quase nenhuma, mas as pessoas se apegam a um fiozinho de esperança e jogam tudo nesse fio de esperança. Jogam gastos com passagens, deixam dívidas enormes no Brasil, deixam a família, porque não dá para migrar junto com a família e sem papéis. Seria loucura.

As possibilidades de obter papéis legais são:

1 - Obter visto de parentescos europeus, pode ser avós de qualquer país europeu. Entra com o pedido, tem os trâmites de até dois anos para liberar.

2 - Casar com um europeu, pode ser casamento ou união estável.

3 - Reagrupamento familiar, exemplo, o marido já havia ido e por um milagre conseguiu o papel de residência, tem emprego que pode sustentar a esposa e filho, faz o pedido e os mesmos vão legais morar com ele. Isso é só um exemplo. Observando que reagrupamento familiar, no caso do exemplo acima, a esposa vai para responsabilidade do marido mas, ela não pode trabalhar. Tem que ser sustentada pelo marido.

4 - Outra possibilidade muito remota é o empregado ser nota dez e o patrão dar papel a ele, acontece em cada 10 mil pessoas que lá estão, uma conseguiu.

Esses exemplos acima são para receber permanência na Europa mas, também  tem os vistos provisórios que na maioria das vezes são vistos de estudantes. Estes vistos dão direito ao estudante ficar 2 anos na Europa, com algum período possível de prolongamento.Tudo tem que ser preparado no Brasil. Contato com a universidade, depósito  em torno de 660 euros por mês o que equivale a R4.125,00 reais com o valor do euro hoje de  6,25.

Alerta.
Não existe milagre fora destes tópicos levantados nesta página. O problema do brsileiro é tentar dar um jeitinho na situação e vão em pouco tempo engrossar a fila dos deportados. Quais os jeitinhos perigosos que as pessoas tentam dar? Um deles é o documento falso. E tem quem forneça. A internet está cheia de pessoas cantando vitória: "eu consegui, é fácil, nós arrumamos tudo e estamos aqui". Eles só não sabem por quanto tempo. Um dia são pegos e deportados, algemados como bandidos. 

No Youtube tem centenas de vídeos de brasileiros  em diversos países  falando da maravilhosa vida fora do Brasil. Sim! Se você pensar bem, organizar um plano, estudar todas as situações, levar a sério as recomendações, sim, vai ter uma vida diferente, primeiro mundo, salário em euro, segurança, compras, alimentos, tudo diferente do Brasil. 

Abaixo vou falar resumidamente como é a vida em alguns países da Europa para brasileiros.

Portugal: 

Todo brasileiro que tem vontade de sair do Brasil pensa primeiro em ir para Portugal por causa da facilidade da língua. Vejo aí algumas possibilidades, no caso de pessoas aposentadas, empresários, pessoas que buscam qualidade de vida e já conseguiram fazer seu pé de meia no Brasil e agora querem paz. Portugal é uma boa para essas pessoas. No entanto, para quem quer ganhar dinheiro é fria. Sabe porque? Quem vai para a Europa aceita os trabalhos que lá existem para estrangeiro, isso quer dizer, para mulheres:  babá, faxineira e nada mais. Para homens: obras, construções e nada mais. Em Portugal as portuguesas fazem todo o serviço da sua casa, raras as ricas e não são tantas assim. Comparando com a mulher belga, inglesa, suiça, e outra que não colocam a mão em nada, então, que serviço sobra para mulher em Portugal? Já homens, obras e não tem tantas obras no país. Veja aí porque estão retornando ao Brasil em massa quem tentou Portugal.

Espanha:

É quase a mesma coisa que Portugal, as mulheres espanholas fazem tudo em casa, com raras excessões e obras para homens existe uma forte reação em dar serviço para estrangeiros no país.

Bélgica:

Eu vivi lá quase 14 anos, num tempo em que não havia a pressão que há hoje em dia, e me especialisei em cuidados com pessoas de idade avançada com alzaheimer. No entanto esse tipo de serviço requer dedicação exclusiva. Eu tinha meio dia de folga por semana. A família ficava com a idosa das 11 da manhã até as 18 horas e nesse horário eu tinha que estar de volta. Alguém poderia perguntar: como uma escritora, diretora de escola, mãe de família se propõe a deixar o status para cuidar de pessoas com alzaheimer durante tanto tempo? Quatorze anos é uma vida. Acontece que eu também não sabia tudo ao ir para a Bélgica. Achei que dois ou três anos juntava dinheiro e voltava, só que não!

Trabalho na Bélgica é babá ou faxina e homens obras e nada mais. Ah mas, fulano trabalha de garçon. Sim! Até ser deportado, porque correm dois tipos de riscos: um é o colega dedo duro. Bate um telefonema para os federais e estes baixam no local deportado algemado e fim de conversa. 

O outro perigo são os federais mesmo que baixam mensalmente nos restaurantes, bares e obras também, mas na obra eu soube de brasileiro que pulou muro e se mandou para não ser pego, já num bar ou restaurante como fugir?

Reino Unido:

Um dos lugares mais difíceis de entrar. Conheço muita gente que tentou entrar e foi deportado na chegada. Os motivos são aqueles que muitos não querem entender: sem falar inglês, sem boa apresentação de vestimentas e comportamento na chegada. Lembre-se que em todo aeroporto europeu forma-se uma fila longa e demorada no desembarque e uma a uma as pessoas são observadas e você nem percebe. Eles estão lá dentro, atrás de uma câmera olhando seu nervosismo, seu comportamento, seus trajes, e se você não convencer que você é um turista, não entra. 

Conseguindo entrar, a pessoa se inscreve num curso de inglês e tem o direito de trabalhar também, mas tem que se informar de quantas horas é essa licença para trabalho e se vale a pena, porque pagar aluguel e comer vai um bom dinheiro, no entanto, se a pessoa tiver como viver com outras pessoas em quartos divididos, fica mais em conta e pode dar certo.

Finalizando: Muitos outros países buscam pessoas jovens e formadas para trabalho com prazo determinado, trabalho de carreira, principalmente na área de TI e estes empregos pagam bons salários e pode valer a pena. Países como Austrália e Canadá são os mais vizados que mais oferecem este tipo de oportunidade. 

Quanto a tudo que nós falamos aqui, eu antecipo que eu mesmo já tive canal no Youtube onde gravei muitos vídeos sobre este assunto, e com o passar do tempo vi que não adianta falar verdades e orientar brasileiros que querem sair do Brasil. A grande maioria não aceita orientação e logo estão de volta ao Brasil. Eu me desgostei e fechei o canal. 

A pessoa pensa que estamos querendo desanimá-la e, no meu caso, bem pelo contrário, penso que todo brasileiro deveria passar um tempo fora do Brasil. É uma outra vida, é um banho de cultura, vale muito.

Aqui é meu cantinho, meu site, e tudo que tenho hoje devo ao que ganhei na Bélgica. Precisa ter uma certa dose de juízo lá fora. Principalmente quem vai sem os papéis tão importantes para permanência legal. Evitar falar em público, pode ter um federal perto e te pegar para pedir documentos e aí você se ferra. Deve se comportar bem em todo lugar. Não dar muita bandeira "olha eu aqui" em nenhuma circunstância. Pagar suas passagens direitinho nos ônibus e metrôs (este é um dos maiores locais que pegam brasileiro porque os transportes favorecem a entrada sem pagar) e ali na frente entram os federais e pedem seu ticket. Sem ticket é deportação na certa.

Se você é candidato a morar fora do Brasil e tem raízes européias, não precisa nada disso que falei acima, mas, precisa falar a língua inglesa para tentar concorrer às vagas de emprego seja onde for. Mesmo com papel legal não é fácil obter vaga de emprego. Minha filha casou com um belga e dois anos depois com todos os documentos na mão não conseguia emprego registrado. Foi difícil. 

Se você tem coragem e quer tentar pese tudo, olhe tudo, acredite na verdade, desconfie de pessoas que estão de boa demais da conta no exterior. Ninguém sabe por quanto tempo. 

Boa sorte.

Por Alda Inacio




Algumas fotos minha na Bélgica

             
             


Contato:
Localização: Centro Oeste - Brasil
Webmaster responsável: Alda Inacio
Website Copyright 2024 - Host: "Hotel da Web"